Páscoa de Paz


A  ideia de renascimento e de liberdade está impregnada no coração de todos os homens desde a ressurreição de Jesus, no domingo de Páscoa.  Para nós, o renascimento não acontece em carne e osso, porque isso, alcançamos através da reencarnação.  A Páscoa deve despertar em nós o renascimento do espírito, dos nossos valores, da nossa moral.  Está na hora de reavaliar conceitos e atitudes, limpando nossos corações de tantos sentimentos difíceis e transformando-os em alegria de viver.

ressuscitou

Precisamos morrer para renascer a cada Páscoa.  É a morte simbólica das coisas que nos causam sofrimento e dor.  Se pararmos para pensar, perceberemos o quanto estamos apegados a valores mesquinhos que não servem para nada.  Às vezes é difícil ceder; não compreendemos nem o outro, nem a nós; julgamos muito, falamos mal e sabe-se lá o que mais.  Aos poucos, esses vícios envenenam nosso coração, mas o bom é que isso não é irreversível.

Cachorro-parado-no-lago_1280x800

Recebemos um convite à reflexão, ao recolhimento interno, à autoanálise. Tratemos de aproveitar.  Tomando consciência de que sentimentos, pensamentos e atitudes viciosos são prejudiciais apenas a nós mesmos, sentiremos despertar em nós o impulso da transformação.  Tem início, então, o movimento de libertação das ilusões às quais fomos nos apegando no decorrer dessa vida e de outras.

correntes-quebradas

Jesus veio nos ensinar a lei do amor.  Foi por amor que nasceu e por amor que morreu.  Crucificado, nos deixou exemplos de amor e perdão, mostrando, com a sua ressurreição, que o espírito é eterno e a vida terrena, um mar de oportunidades de experiências.  O espírito renasce sempre: de uma vida para outra e várias vezes na mesma vida, sempre que deixa morrer dentro de si aquelas coisas miudinhas às quais se apega por orgulho ou teimosia.

cristo ressuscitado

Mas não é só.  Essa é também a época da fertilidade, representada pelo animal mais fértil do planeta, que é o coelho, tão lindo, puro e doce. Assim como Jesus sempre foi fértil em amor, também nós devemos ser férteis em vontade e esforço na transformação.

Coelho-da-Pascoa

A fertilidade gera novas vidas e, com elas, nasce a esperança de um futuro melhor.  São os ovinhos da criação divina, pintados de cores brilhantes que simbolizam a luz, a cor e o brilho que devem renascer em nossos corações.  E como o chocolate já foi até considerado sagrado, deve ser degustado com prazer e sem gula, para que toda essa simbologia seja absorvida pelo nosso corpo e a nossa alma.

ovos-de-pascoa-decorados-pelo-povo-sorabico-que-vive-na-regiao-alema-da-lusacia-sao-expostos-em-mercado-de-schleife-cerca-de-160-km-de-berlim-na-alemanha-1332600255345_956x500

Nessa Páscoa, vamos comemorar com alegria, porque o renascimento de Jesus é também o renascimento de nós mesmos.  Que nossos corações e nossas mentes se consolidem como símbolos de fertilização do amor e do respeito, que devem se renovar não apenas a cada ano, mas também a cada dia.  Que todos nós nos libertemos e façamos renascer, na aura do nosso planeta, a inocência da infância através da mensagem de PAZ que Jesus legou a toda humanidade.

amor

Que Jesus estenda seus braços acolhedores sobre nós, unindo-nos numa única humanidade. E que a PAZ floresça sobre o nosso país, disseminada pelo amor infinito daquele que será sempre nosso amigo, nosso protetor e nosso Mestre.

cristo_colorido_facebook_69

Um comentário em “Páscoa de Paz

Comentando, você enriquece o texto e partilha sua opinião com os próximos leitores.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s