Junho/2014


Existem duas formas de superação: vencer um grande obstáculo ou aprender a ser feliz com ele.

O ser humano nasceu para ser feliz. Mas só é realmente feliz quem cultiva o bem e o amor dentro de si. Aquele que vive pela ambição e o prazer tem da felicidade apenas uma ilusão passageira. Quando ele vai embora desta vida, a felicidade fica, porque nunca a teve realmente. A felicidade real vem das coisas que iluminam a alma e se aprofundam no nosso espírito de tal maneira que passam a ser parte da nossa essência. Lute para ser feliz, priorizando os verdadeiros valores do espírito. O resto, aproveite, mas não se apegue nem acredite que é o que vale a pena na vida. As coisas da matéria são efêmeras. Elas passam… deixe-as passar. O que fica e você leva é aquela sensação de ser feliz que apenas um bom coração pode sentir.

 


Ninguém precisa se sacrificar para prestar caridade ou ajudar. Sacrifício é coisa do passado, quando o ser humano ainda não compreendia o verdadeiro sentido do dever, que há de ser a caridade pelo amor, não pela obrigação. Ao fazer algo que beneficie outra pessoa, faça por você, porque você acredita que é o certo, porque vai lhe fazer bem ser uma pessoa de bem.

 


Coloque-se em primeiro lugar. Isso não significa que você deva ser egoísta. Absolutamente, não! Colocar-se em primeiro lugar é amar-se acima de tudo, para que só então, estando bem consigo mesmo, você esteja em condições de levar o bem a outras pessoas. Ninguém leva a felicidade a outro estando, ele mesmo, infeliz. Ninguém ajuda quando é o primeiro que precisa ser ajudado. Respeite-se. Ame-se. Ajude-se. Só então ajude o seu próximo.

 


Quem procura… não desiste. Acredita e insiste.

Quem jura… quer convencer a si mesmo. Quem tem razão não precisa de nada disso, só de tranquilidade.

Quem pergunta… é inteligente. A curiosidade é o início das grandes descobertas.

Quem ama o feio… não é fútil nem iludido. Aliás, feiura e beleza, além de serem questões de ponto de vista, não ditam o verdadeiro amor.

Quem espera… fica só esperando mesmo. Tem que agir, mas com calma.

Quem não chora… não é insensível nem frio. Pode ser que seja apenas sincero.

Quem não deve… só Deus mesmo. Todo mundo tem consciência e deve prestar contas apenas a ela.

Quem não arrisca… perde as grandes oportunidades. Tem gente até que não acredita e perde do mesmo jeito.

Quem avisa… na maioria das vezes, é arrogante. O amigo aconselha e acolhe.

Quem ama… sabe o que é verdade e o que é ilusão.

 


O maior valor do ser humano está na sua própria transformação. Somente aquele que luta contra suas más tendências sabe como é difícil vencer o orgulho e se modificar. Não errar é impossível. Ter a humildade de reconhecer o erro, aceitar suas consequências e empreender a mudança é sinal de coragem, força e sabedoria.

 


Diante das várias opções que a vida lhe oferece, não tenha dúvidas sobre qual delas escolher. Escolha sempre a melhor, a mais suave, a mais bonita, a mais verdadeira, a única que poderá dar conforto ao seu corpo e à sua alma. Escolha a paz.

 


Nada vale mais na vida do que a dignidade. Tudo passa. Dinheiro passa, amores passam, poder passa. Mas a dignidade conquistada fica, porque patrimônio inalienável da alma. Não permita que os prazeres do mundo vençam a sua vontade de ser digno. Prazer é ilusão e, um dia, se acaba. Dignidade só faz se fortalecer e vem para ficar. Não escolha o que é passageiro. Fique com o que você nunca poderá perder nem ninguém jamais poderá tirar de você.

 


O ciúme aprisiona tanto a razão que nos torna incapazes de ver a verdade e nos faz acreditar em coisas que, na maioria das vezes, não passam de mera ilusão.

 


Ninguém é uma coisa só. A dualidade faz parte do universo. Nada pode existir sem sua contrapartida, porque tudo se descobre e se conhece pela comparação com seu oposto. Não procure ocultar o seu lado negro. Deixe-o vir à tona, porque somente assim você poderá reconhecê-lo, dominá-lo e revelar sua própria luz.

 


Não é verdade que o mal não existe. O que não existe são pessoas que nunca se tornarão boas. O mal é pura ilusão daqueles que ainda não perceberam que são eles os maiores prejudicados por suas próprias ações. O mal não é eterno. Só o amor é que é.

 


A vida nunca termina. Assim como os dias se sucedem às noites, as oportunidades renascem a cada encarnação. Mas não se atrase, não deixe passar a chance de se melhorar, não desperdice os momentos de amadurecimento do espírito. Por que deixar para a próxima vida o que você pode tentar resolver nesta? Mesmo que você não consiga, ao menos, não poderá dizer que não tentou.

 


Seja grato àquele que o ajuda e o trata bem, ainda que você acredite que ele nada mais fez do que a sua obrigação. A vida não compactua com a ingratidão, e é por saber ser grato que ela põe no seu caminho pessoas dignas, boas e honestas. Agradecer aos que o ajudam é agradecer à vida pela oportunidade de encontrar quem lhe faça bem.

 


Saia da agonia do estresse diário. Pare um pouco, veja, ouça. A natureza ajuda a suportar as pressões, basta disponibilizar-se para percebê-la. Acostume-se a valorizar as coisas simples, mas que são tão essenciais à saúde emocional que ninguém as percebe. Ouça o barulhinho da chuva, o marulho das ondas, o cricrilar dos grilos, o canto alegre dos passarinhos. Admire as estrelas distantes, as árvores se agitando ao vento, o sol se pondo por detrás dos prédios. Só por um minuto, dê atenção a essas coisas. Você perde um tempo mínimo e ganha muitas horas de quietude nas emoções.

 


Antes de apontar no outro alguma diferença, pense que, para ele, o diferente pode ser você. Preconceito é coisa da ignorância do passado. O caminho do futuro é o da igualdade, do amor e da certeza de que, em essência, somos todos iguais.

 


Não permita que o seu coração seja contaminado pelos sentimentos densos do mundo. Procure não entrar em energias de briga ou desavença. Não estimule a cizânia, não endureça diante da dor alheia. Seja compreensivo, alegre, otimista. Se não tiver uma palavra amiga para dizer, silencie. Você não precisa nem deve se anular diante de ninguém, mas tenha empatia com o seu próximo. Ame.

 


Tudo tem o seu tempo. Procure não se antecipar à vida. Se algo que você espera ainda não aconteceu, é porque não chegou a hora. Seja paciente. A natureza não tem pressa, mas sabe o momento certo de agir e aguardar.

 


Se você estiver com um problema aparentemente insolúvel, não tome a decisão que lhe parecer mais fácil. Não se alcoolize, não use drogas nem pense em suicídio. Deixe de lado o orgulho e peça ajuda. Procure um amigo, um sacerdote, um parente. Tem sempre alguém disposto a ouvir e ajudar.

 


Não se permita perder-se na tentação dos prazeres desenfreados. Prazer é bom, mas é passageiro. Depois de desfrutado, acaba e, muitas vezes, deixa marcas na consciência. Curta a vida com alegria, aproveite o que ela tem de bom a oferecer, mas faça isso com moderação, com discernimento. Limite nunca é demais.

 


Não brigue. Silencie e dê o seu exemplo de paz. Sem retorno, a violência cai no vazio e se desfaz.

 


Tem coisas que são difíceis não porque sejam propriamente complicadas, mas porque ainda não estamos preparados para fazê-las. Não se culpe por isso nem se compare a ninguém. Há pessoas que têm mais facilidade para umas coisas do que para outras. Isso faz parte da natureza humana. Aceite suas limitações, mas nunca deixe de se esforçar para vencê-las. Isso não é uma obrigação. É só uma capacidade que pode ser exercida.

 


Ninguém muda para pior. Quando isso acontece, não é que tenha havido uma mudança. A pessoa, simplesmente, deixou de fingir e resolveu revelar aquilo que realmente é.

 


Não deixe que o desespero amorteça o seu bom-senso. Sofrimento não dura para sempre. Se ele veio, foi para lhe ensinar alguma coisa. De tudo, procure tirar uma lição. Somente depois que você aprender o porquê do sofrimento é que ele não se repetirá mais. Caso contrário, tornará a acontecer, e acontecer, até que a sua consciência, enfim, desperte para o que ele veio lhe ensinar e faça você crescer.

 


O que distingue os animais do ser humano não é nem tanto a inteligência, mas o senso moral. Os animais agem por instinto, por isso, não são responsáveis pelas suas atitudes. O homem, ao contrário, sabe o que faz (ou deveria). Tem senso moral, sabe discernir. Não seja duro nem ríspido com os animais. Seja tolerante com as suas limitações, compreenda que eles também querem ser amados. Se não pode amá-los, ao menos, respeite-os. Isso é coisa que qualquer um dotado de senso moral pode fazer.

 


Todo animal merece respeito. Não seja como os muitos que pensam que os animais são coisas sem direito à vida e ao amor. Eles não são. Seja daqueles que conseguem ver além da sua arrogância e compreendem que os animais também fazem parte da obra de Deus. Somente o orgulhoso acredita que o mundo lhe pertence, esquecendo-se de que deve dividi-lo com todas as criaturas que vivem.

 


Colecione só o que é bom: bom humor, bom senso, boa sorte, bom coração, bom dia, boa vida, tudo de bom.

 

 


Eu acredito em milagres. Por isso é que creio que o mundo tem jeito. O milagre de que o planeta precisa se chama amor, e o amor vem dos corações da nossa humanidade. Por isso é que acredito em milagre: porque acredito no amor de cada um de nós.

 


Hoje em dia, parece que a mentira, o egoísmo e a ambição é que estão mandando no mundo. Isso é passageiro, embora não seja uma passagem tão rápida. Faça a sua parte. Não entre nessa energia. Seja verdadeiro, honesto, solidário. Dê o seu exemplo, principalmente para as novas gerações. São elas que irão governar o mundo no futuro e precisam de bons valores para não seguir os mesmos desvios do passado. Seja uma pessoa diferente, ousada, atrevida: seja íntegra.

 


A transformação do mundo está nas mãos de cada um de nós. Basta que todos façamos a nossa parte. Ninguém pode fazer pelo outro, apenas por si. Ninguém tem o poder de transformar as pessoas, mas cada um tem o poder de se transformar. Ajude o mundo a mudar para melhor: Modifique a si mesmo.

 


Procure ser justo e bom. Não julgue sob o pretexto de estar corrigindo. Não critique, exaltando suas próprias qualidades. Não condene fazendo comparações maldosas. Seja amoroso com o seu próximo, procure entender as dificuldades dele, assim como você luta para compreender as suas. Dê uma chance àquele que você pensa que o magoou ou ofendeu. Quem sabe você não fez isso primeiro? As pessoas, às vezes, só conseguem ver a reação do outro, mas não enxergam suas próprias ações. Pense, reflita, perdoe. Tenha amor no coração.

 


Felicidade não é uma abstração, nem uma coisa impossível, nem um sonho inalcançável. Mas também não é a coisa mais fácil do mundo, nem é uma certeza, muito menos um direito irrestrito. Feliz é quem sabe aproveitar os bons momentos como dádivas, aprender com as experiências difíceis e transformar a vida de acordo com tudo o que já viveu.

 


Todo sentimento é contagiante. Os sentimentos residem no corpo emocional, que ultrapassa o nosso físico, misturando-se uns com os outros. Num ambiente muito cheio, sofremos influência dos corpos emocionais daqueles que nos rodeiam. Podemos atrair vibrações iguais à nossa ou repelir as diferentes. Por isso é tão importante nos conectarmos com coisas boas, para não interagir com energias densas, e magnetizar só as mais sutis. Ninguém “pega” nada de ninguém. A gente soma ou diminui, agrega ou afasta o que está em sintonia ou dissintonia conosco. Cuide do seu corpo emocional para que nele só se reflita a luz da vida que traz alegria e amor.

 


Quem pensa que Deus não existe nunca olhou para si mesmo.

 


Nosso maior tesouro são os valores que conquistamos ao longo da vida. Não desperdice o seu acreditando em coisas inúteis, vendendo-se por ilusões. Valorize o bem, o amor, a amizade. Aí se encontram os maiores tesouros, aqueles que, conquistados nesse mundo, seguirão conosco para o outro lado e jamais se perderão de nós. Isso é que tem valor.

 


Nosso mundo vive um momento de desconstrução para, em seguida, iniciarmos sua reconstrução. Participe desse momento importante, contribuindo para modificar a aura do nosso planeta. Tenha bons sentimentos, bons pensamentos, faça boas ações. Acredite no bem, na liberdade, na fraternidade. Não vibre ódio, indignação ou revolta. Seja amigo, seja honesto, seja otimista. Viva com alegria e prazer, aproveite as coisas boas da vida, mas não perca o limite nem o bom-senso. Tenha empatia, compaixão, perdoe. Não dê ouvidos à maledicência, às fofocas que nada constroem, às críticas destrutivas. Não julgue nem condene. Compreenda. Nosso mundo precisa das nossas energias de bondade, porque, de maldade, ele já está cheio. Vamos mudar isso. Não vibre na modulação densa do mal. Sutilize. Vibre no bem e transforme a aura da Terra.

 

Comentando, você enriquece o texto e partilha sua opinião com os próximos leitores.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s