Cada Coisa Tem Seu Valor


É na busca desenfreada pela satisfação dos desejos que o ser humano, muitas vezes, se perde.  Poder, beleza, bens materiais e sexo são os desejos mais comuns que muitos, a qualquer custo, procuram satisfazer.  E o dinheiro é o instrumento mais cobiçado para a realização de todos eles.

Ter dinheiro não é errado, é um direito de cada um. Mas cuidado, porque o dinheiro é uma das maiores ilusões do mundo.   Saber usá-lo é uma virtude que poucos conhecem, porque o dinheiro jamais pode se separar da moral.

Nada vale mais do que a honestidade, a dignidade, o altruísmo e o respeito.   Esses são valores eternos, inalteráveis.   O dinheiro acaba, se perde, fica para trás. Quando você partir dessa vida, tudo o que está relacionado à matéria permanecerá na matéria, mas os valores conquistados pelo espírito lhe pertencerão para sempre.

Por isso, antes de ceder à tentação do dinheiro, pense nas consequências do que terá que fazer para adquiri-lo.   Se for preciso vender seus valores morais, é melhor desistir dele. Não vale a pena comprometer sua alma por dinheiro nenhum.  A alma é eterna, o dinheiro passa.

Para obter dinheiro, não se desvie do caminho da virtude.  Não furte, não minta, não trapaceie. Mais vale a pobreza material do que o empobrecimento do espírito.

image

Valores morais podem não encher a barriga de ninguém, mas a alma se fortalece quando prossegue sem manchas e fiel aos princípios da honestidade.  Assim fortalecida, encontra sempre forças para lutar e vencer, além de fazer por merecer uma ajudinha externa.  Um amigo, o chefe, um parente, vizinho ou até mesmo um desconhecido pode surgir para estender a mão e oferecer ajuda. Deixando o orgulho de lado, não hesite em aceitá-la.

Viva bem, com conforto, prazer, luxo ou o que mais o seu dinheiro puder comprar. Só não se torne uma pessoa egoísta, mesquinha, arrogante nem cruel.   Pense no seu próximo, ajude quantos puder, favoreça o sucesso de outros.  Agindo assim, você estará dando ao dinheiro o destino que ele merece, que é servir ao homem, e não ser servido por ele.

Mantenha o domínio sobre suas emoções e desejos.   Use a inteligência de forma a fazer com que a sabedoria esteja sempre acima dos instintos.  Não ceda à tentação de viver pelos prazeres, porque eles são passageiros e se consomem rapidamente, ao passo que o legado espiritual é conquista eterna e imutável.

image

A época da escravidão já passou, foi uma luta árdua de seres que acreditavam no ideal de justiça e igualdade inato no ser humano.  Portanto, não se permita agora escravizar por uma simples coisa, porque o dinheiro nada mais é do que uma coisa posta a serviço do homem.  Seja você o seu senhor, escolha o que fazer com ele, dê-lhe um destino sábio e útil.

Deus criou os desejos, mas não o dinheiro.  Ele foi criado com o Seu consentimento, é verdade, porque nada acontece que não seja da vontade de Deus.   E como toda criação do homem, o dinheiro pode ter um objetivo construtivo ou destrutivo, dependendo da mão que o utiliza.

image

Sabendo disso, faça suas escolhas com sabedoria e discernimento.  Não use o dinheiro para comprar coisas inúteis ou prejudiciais a você ou ao próximo.  Consumir é bom, mas não é a coisa mais importante do mundo.  Amar tem muito mais importância e não custa nada. Pode ser um clichê, mas continua sendo verdade.

Muitos dizem que ter dinheiro é um carma.  Não é preciso ir tão longe, mas pense que o dinheiro pode mesmo vir a se tornar um carma se você não aprender a se disciplinar.  O dinheiro pode abrir a porta para o egoísmo e o orgulho, caso você não esteja preparado para possuí-lo.  Pode, por isso mesmo, transformar-se em uma armadilha, conduzindo-o ao deserto da desesperança e da solidão, caso dele faça mau uso.  Seja esperto, não caia nessa esparrela.

Não se distancie nunca do bom senso, pois ele é um leme para suas atitudes.  Pense sempre antes de agir, perguntando-se se gostaria que fizessem o mesmo a você.  Esse é o limite da sua ação.  O direito de uns termina onde começa o direito de outros.

Descubra a felicidade em coisas simples, porém, iluminadoras.  A natureza está repleta de riquezas, das quais é possível  desfrutar sem precisar gastar dinheiro.  Veja o céu, as estrelas, o sol, a lua…  Eles estão lá sem cobranças e causam um impacto tão positivo nas pessoas, que faz bem só de olhar para eles.

image

Tem também o mar, as montanhas, florestas e rios.  São dádivas que Deus deu ao homem e pelas quais não é preciso pagar.  Retribua a Ele sendo feliz, generosoe amoroso. As flores, os animais, as crianças… tudo existe para despertar uma felicidade simples e, ao mesmo tempo, tão rica.

Não desperdice essas oportunidades concentrando suas energias em ganhar e gastar dinheiro.  Não se lamente porque não o possui ou o perdeu, porque ninguém perde tudo quando mantém acesa a fé em Deus.  Olhe ao seu redor.  A natureza é um tesouro inestimável e inesgotável, à qual bem poucos sabem dar o devido valor.  Não seja mais um desses.  Valorize a vida com tudo de bom que ela possui.

Cultive dentro de si apenas valores nobres: amizade, sinceridade, amor, otimismo, alegria e tudo o que faz o espírito se tornar forte e grande.  De ilusões, o mundo já está cheio, você não precisa preencher seu mundo particular com mais uma que, cedo ou tarde, o fará sofrer.

Conquiste seu dinheiro por meios honestos, use-o com sabedoria e respeito. Não se deixe vencer pela ambição desmedida, não pense que é preciso ter tudo para ser feliz.

Ter amigos traz mais felicidade do que ser rico e viver cercado de bajuladores.  É claro que isso não é uma regra, mas há uma grande possibilidade de vir a acontecer.  Proteja-se.  Respeite o dinheiro, porque é um valor, mas coloque-o em seu lugar de direito, abaixo, bem abaixo, dos valores morais.

Nada vale mais do que caminhar com a cabeça erguida, os olhos descansados, a mente serena e o coração limpo. E isso se faz com dinheiro ou sem ele.

Comentando, você enriquece o texto e partilha sua opinião com os próximos leitores.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s